Índice
Quando você constrói um site WordPress.org, há duas coisas que você precisará antes de publicá-lo — um nome de domínio e um plano de hospedagem web.
Um nome de domínio bem escolhido, gerenciado por um provedor de DNS (Sistema de Nomes de Domínio) confiável, pode melhorar a visibilidade e a credibilidade de um site. Um plano de hospedagem bem escolhido, oferecido por uma empresa de hospedagem de primeira linha, pode impactar o desempenho de um site, o que também afeta como o público o encontra, percebe e interage com ele.
Se você está aqui hoje, então sabe que precisa de um plano de hospedagem web otimizado para WordPress em termos de desempenho, segurança, escalabilidade e mais. E você provavelmente está curioso sobre como a Google Cloud Platform se compara aos provedores de hospedagem WordPress estabelecidos.
Este post ajudará você a tomar uma decisão informada sobre a Google Cloud Platform para WordPress. Se você decidir que é a escolha certa, nós o guiaremos por duas opções para usar o WordPress na Google Cloud Platform.
Índice
O que é a Google Cloud Platform?
A Google Cloud Platform (GCP) refere-se aos serviços de computação pública cloud fornecidos pelo Google. Está no mesmo nível que Amazon Web Services (AWS) e Microsoft Azure.
O GCP em si não é uma solução de hospedagem web. O que a plataforma faz é hospedar serviços para:
- Computação
- Armazenamento
- Banco de dados
- Análises
- Desenvolvimento de aplicações
- Inteligência artificial
- Estabelecimento de Conexões Profissionais
- E mais
Em outras palavras, o Google aluga acesso à sua infraestrutura e serviços de ponta para os usuários. Portanto, os usuários não estão apenas pagando pelo acesso à rede do Google — eles também estão obtendo acesso à segurança e otimizações de desempenho integradas.
A Infraestrutura por Trás da Hospedagem Web Google Cloud
O GCP tem um serviço dedicado para hospedagem chamado hospedagem web Google Cloud. Para entender onde está o verdadeiro valor nesta opção de hospedagem, precisamos olhar para os componentes que a alimentam:
Centros de Dados
O Google tem centros de dados em todo o mundo. É aqui que o hardware está baseado:
A rede privada, definida por software que forma a base de seus serviços em Nuvem também é bastante extensa. Urs Hölzle, o SVP de Infraestrutura Técnica do Google, disse ao TechCrunch em 2017:
“Nos últimos 18 anos, construímos a maior rede do mundo, que, segundo algumas estimativas, entrega 25-30% de todo o tráfego da Internet.”
O Google oferece vários produtos em Nuvem através desta rede de servidores de borda e CDNs.
Máquinas Virtuais
No que concerne à hospedagem web, existem diversas opções disponíveis.
A hospedagem compartilhada é geralmente a alternativa mais econômica, entretanto, implica em uma contrapartida, visto que é necessário compartilhar o espaço do servidor e os recursos com outros sítios eletrônicos. A hospedagem em servidor privado virtual (VPS) proporciona aos sítios eletrônicos em expansão a privacidade e os recursos dedicados necessários, designando uma área específica de um servidor virtual para utilização.
A hospedagem em nuvem situa-se em uma posição intermediária entre as duas opções anteriormente mencionadas. Os sítios eletrônicos baseados na nuvem não necessitam preocupar-se com outros sítios que consomem excessivamente os recursos compartilhados. No entanto, é importante ressaltar que eles não dispõem de um servidor virtual dedicado exclusivamente para seu uso.
Com a hospedagem web do Google Cloud, em particular, os sítios eletrônicos são hospedados em um sistema de máquinas virtuais (VM) denominado Compute Engine. Esta configuração representa a situação ideal, pois os sítios eletrônicos não dependerão de uma única VM, tampouco terão seus recursos limitados.
Gestão de Recursos
No que tange aos recursos, é importante salientar que a Google Cloud Platform não oferece uma solução de hospedagem gerenciada. Isto significa que a responsabilidade pela configuração dos recursos recai sobre o usuário.
Contudo, é fundamental esclarecer que este não é um processo que se realiza uma única vez. Ao hospedar na GCP, os recursos permanecem sob o controle do usuário e são completamente escaláveis. Suponhamos, por exemplo, que o sítio eletrônico experimente um súbito aumento na atividade. Neste cenário, é possível aumentar a escala dos recursos durante esse período e, subsequentemente, reduzi-los aos níveis normais quando o pico de tráfego diminuir.
Esta abordagem pode representar uma forma economicamente eficiente de hospedar um sítio eletrônico. Entretanto, é imperativo ressaltar que tal estratégia demanda monitoramento constante.
O monitoramento simultâneo do tráfego web e dos recursos de hospedagem pode ser extremamente vantajoso. Quando se delega a responsabilidade de direcionar o tráfego exclusivamente ao Google, às redes sociais e a outros canais externos, isto pode resultar em tráfego incontrolável e picos de tráfego imprevisíveis. Um sítio eletrônico com desempenho insatisfatório pode prejudicar a otimização para motores de busca (SEO), assim como um servidor incapaz de atender à demanda.
No entanto, ao manter uma supervisão meticulosa do tráfego web e planejar cuidadosamente a otimização para motores de busca (SEO) do sítio eletrônico, as campanhas publicitárias e outras promoções, o tráfego web tenderá a ser mais uniforme, permitindo um gerenciamento mais eficaz dos picos de tráfego.
Implementação do WordPress com um clique
A GCP integra-se ao WordPress e oferece uma opção de implementação com um clique após a adesão a um plano de hospedagem web na nuvem:
O processo de lançamento de um sítio eletrônico WordPress na Google Cloud Platform é um tanto mais complexo em comparação com alguns outros provedores de hospedagem web. No entanto, isto se deve às configurações que precisam ser realizadas inicialmente.
No que concerne aos custos cobrados pela GCP para esta solução de hospedagem, será aplicada uma taxa mensal baseada nos recursos de infraestrutura utilizados. A Google proporcionará visibilidade sobre os recursos consumidos pelo sítio eletrônico, permitindo ajustes conforme necessário.
Razões para Utilizar a Google Cloud Platform na Hospedagem de um Sítio Eletrônico WordPress
Em geral, antes de optar por uma empresa de hospedagem web, é fundamental considerar determinadas características. Analisemos como a Google Cloud Platform se posiciona em relação a estes aspectos:
1. Confiabilidade
De acordo com o Acordo de Nível de Serviço (SLA) da GCP, é garantida aos clientes uma porcentagem de tempo de atividade mensal de 99,5% para VMs de instância única:
Assim, considerando um mês de 30 dias com 720 horas, pode-se esperar que o sítio eletrônico esteja online por, no mínimo, 716,4 horas.
Ademais, a rede da Google Cloud Platform é amplamente distribuída. Na eventualidade de um de seus servidores falhar ou um centro de dados experimentar uma interrupção, há inúmeros outros para assumir a carga e assegurar que todos os sítios eletrônicos nela hospedados permaneçam online.
2. Escalabilidade
A Google não é responsável pela gestão do plano de hospedagem cloud. Esta responsabilidade recai sobre o usuário. Isto confere total controle sobre a alocação de recursos para o sítio eletrônico ao longo do mês, permitindo aumentar ou diminuir conforme necessário. Não há limitações em termos de escalabilidade, exceto pelos custos associados ao consumo de mais recursos do servidor.
3. Velocidade
A rede GCP é configurada para proporcionar conectividade de alta largura de banda e baixa latência.
Isto se deve, em parte, à extensão da rede da Google Cloud Platform. Com localizações na nuvem em todo o mundo, o tráfego do sítio eletrônico não precisará aguardar longos períodos para que os dados sejam transferidos para os navegadores dos usuários.
A escalabilidade da hospedagem também é um fator relevante. Caso sua largura de banda e armazenamento estejam configurados para suportar picos de tráfego, há pouco risco de o servidor ultrapassar suas limitações.
A rede de distribuição de conteúdo (CDN) do Google também merece destaque. Quando o serviço de CDN está ativado, isto proporciona ao website acesso a ainda mais localizações de servidores, o que tornará a entrega de ativos estáticos aos visitantes mais eficiente.
4. Segurança
O Google trata a segurança de seus clientes da Cloud com a mesma seriedade que trata a sua própria. Tudo começa com o hardware de seus centros de dados, que é construído sob medida para o Google. Em seguida, emprega uma equipe para monitorar suas instalações de centros de dados 24 horas por dia.
Além disso, os dados compartilhados na rede da Plataforma Google Cloud são criptografados à medida que são distribuídos em sua coleção de máquinas virtuais. Os dados serão ilegíveis para qualquer pessoa além do Google.
As cópias de segurança também são parte integral da segurança do GCP. Caso ocorra qualquer desastre ou emergência em um dos centros de dados do Google, seus dados são automaticamente transferidos para outro servidor. Não obstante, existem geradores de emergência instalados para mitigar essa possibilidade.
É importante salientar que a segurança do lado do servidor nunca é suficiente – isto se aplica a todos os provedores de hospedagem web. Você ainda é responsável por garantir a segurança de seu website WordPress, independentemente de quão rigorosas sejam as medidas de segurança do Google.
5. Custo-benefício
Quando você está construindo um website com WordPress, geralmente é porque deseja a flexibilidade e o poder que acompanham o sistema de gerenciamento de conteúdo. Por exemplo, você deseja adicionar tantas imagens quanto quiser, dar vida aos seus designs através de animações e integrar-se com gateways de pagamento para monetizar seu conteúdo.
Sites WordPress de alto desempenho podem exercer uma pressão significativa sobre um servidor web e demandar recursos extras para lidar com picos de tráfego.
Sua taxa mensal de hospedagem está diretamente relacionada à quantidade de recursos que você alocou para seu site. Desde que você não assuma mais do que necessita de mês a mês, e ajuste conforme necessário, a hospedagem GCP pode ser uma opção economicamente viável para um website WordPress movimentado e um negócio em crescimento.
Como Instalar o WordPress na Hospedagem Google Cloud
Existem dois métodos que você pode utilizar para instalar o WordPress no Google Cloud. Aqui está o processo que você seguirá para cada um:
Opção 1: Instalar o WordPress Diretamente na Plataforma Google Cloud
Uma opção que você tem é ir diretamente à Google, adquirir um plano de hospedagem e, em seguida, instalar manualmente o WordPress na Plataforma:
Etapa 1: Visite a página de hospedagem web do Google Cloud
Comece a configurar seu plano na página de hospedagem web do Google Cloud.
Clique no botão “Comece gratuitamente” no topo da página. Se você ainda não estiver logado no Google, será solicitado a fazê-lo primeiro.
Etapa 2: Adicione as informações da sua conta
Em seguida, o Google exibirá sua conta do Gmail no topo da página. Se não for a conta correta, clique em ‘Trocar Conta’.
Você poderá então preencher algumas informações básicas da conta relacionadas à hospedagem:
Selecione o país em que sua empresa opera, bem como o tipo ou tamanho do negócio.
À direita, você verá informações sobre o crédito de $300 que receberá ao se inscrever. O período de teste é de 90 dias e você não terá que pagar por sua hospedagem Google Cloud até que o teste termine ou você esgote seus créditos.
Na próxima tela, o Google solicitará que você insira seu número de telefone para confirmar sua identidade. Digite o código de verificação que você receber.
A última tela solicitará suas informações de pagamento:
Se você estiver atualmente utilizando outro produto Google para seu negócio (como Google Ads), suas informações de pagamento serão importadas para esta página. Caso contrário, preencha-as e então clique em “Iniciar meu período de teste gratuito”.
Etapa 3: Implantar o WordPress
A próxima coisa que você verá é um pop-up solicitando apenas mais algumas perguntas sobre o que você pretende fazer com o GCP. Preencha as respostas da melhor forma possível. O Google lhe fornecerá algumas opções semelhantes a estas:
Aquele que você está procurando (‘WordPress’) é o que você vê aqui no extremo esquerdo. No entanto, se o WordPress não for oferecido como uma opção de hospedagem de website, não há problema. Clique em “Pular por enquanto” no canto inferior direito.
Clique em “Marketplace” sob a barra lateral “Fixado”. Nesta barra de pesquisa, digite “WordPress”. Dezenas de opções correspondentes aparecerão, mas esta é a opção que você deve selecionar:
Ela tem um logotipo “W” em preto e branco e diz:
WordPress
Google Click to Deploy – Máquinas virtuais
Selecione esta opção.
Antes de clicar no botão “Iniciar” no topo da página, role para baixo e revise o preço proposto:
Se você estiver satisfeito com isso como base, clique para implantar o WordPress. Se alguma das APIs necessárias estiver desativada em sua VM, o Google solicitará que você as ative na próxima página:
Etapa 4: Configure a nova implantação do WordPress
Aqui é onde você configurará as configurações para seu plano de hospedagem cloud:
Os primeiros detalhes a serem observados são o Nome de implantação (torne-o específico) bem como a Zona.
A zona determina alguns aspectos. O primeiro é o tipo de recursos da Plataforma Google Cloud disponíveis para você. O outro é onde seus dados serão armazenados na rede. Portanto, escolha o mais próximo possível de sua localização (ou da localização de seu público-alvo).
O que você selecionar em Tipo de máquina afetará significativamente a quantidade de recursos disponíveis para você, bem como os custos associados. Por exemplo:
O padrão é uma VM de Propósito Geral. A série de máquinas E2 e o tipo de máquina e2-small incluem o seguinte:
- 1 CPU virtual compartilhada
- 2 GB de memória
Sem quaisquer outras alterações feitas nas configurações, isto custaria $14,22 por mês. Configurações como estas são adequadas para websites com funcionalidade padrão e níveis baixos a médios de tráfego.
No entanto, quando mudo para famílias de máquinas Otimizadas para Computação, o custo aumenta consideravelmente. Mas isso faz sentido para um website com cargas de trabalho intensivas (como sites de comércio eletrônico movimentados ou sites de notícias com grande quantidade de conteúdo em streaming).
Observe também o que acontece quando mudo para Otimizadas para Memória. Não apenas a faixa de preço está na casa dos milhares por mês, mas a região que selecionei (us-east4-a) é incapaz de lidar com esses tipos de cargas de trabalho. Então você receberá alguma ajuda do Google em termos de escolher os recursos certos antes de entrar em seu site.
Há algumas outras coisas para configurar nesta página:
Você pode alterar o seguinte:
- Endereço email do administrador
- Acesso ao phpMyAdmin
- Tamanho do disco de inicialização
- Regras de rede e firewall
- Registro e monitoramento do Stackdriver
Quando terminar de configurar suas configurações, revise o preço na caixa superior direita mais uma vez. Em seguida, clique em “Implantar” na parte inferior da página.
Etapa 5: Utilize suas credenciais de login para acessar seu site WordPress
Pode levar alguns minutos para o Gerenciador de Implantação ser executado. Quando estiver concluído, você verá uma página que se parece com esta:
No lado direito da tela estão todas as informações relacionadas à sua nova instalação do WordPress.
Você encontrará seu Endereço do Site e URL do Administrador, que estão usando um endereço IP já que nenhum nome de domínio foi designado ainda. Você precisará mapear um domínio personalizado para seu site em algum momento. Siga estas instruções do Google para fazê-lo.
Você também encontrará todas as suas informações de login para:
- WordPress MySQL
- MySQL root
- Admin do WordPress
Altere-as assim que possível. Para atualizar as senhas do usuário MySQL, siga estas instruções. O Google também sugere atualizar suas informações do phpMyAdmin em “Próximos passos sugeridos”. Siga o link fornecido para fazer isso.
Para atualizar a senha do administrador do WordPress, acesse sua nova instalação do WordPress usando o link wp-admin no topo. Vá para Usuários e então atualize sua senha na próxima tela usando o gerador de senhas seguras do WordPress.
Etapa 6: Instale um Construtor de Websites e Comece a Projetar Seu Site
Uma vez que você entrar no WordPress, é quando o trabalho real começa. No entanto, você provavelmente não poderá depender exclusivamente do construtor de arrastar e soltar do WordPress para construir suas páginas ou projetar seu site.
Você encontrará muitos construtores de websites no repositório do WordPress. No entanto, se seu objetivo é criar um website que seja atraente, envolvente e de alto desempenho, Elementor é o que você está procurando.
Opção 2: Criar um Website Hospedado no Elementor
A outra maneira de construir um website WordPress no GCP é usando a Hospedagem Gerenciada do Elementor. Esta opção vale a pena ser considerada se você deseja remover todas aquelas barreiras técnicas associadas a ter que lidar com a hospedagem, domínio e plataforma por conta própria (basta olhar tudo o que a Opção 1 implica).
A Hospedagem Elementor é a solução completa e sem complicações para WordPress. O serviço de hospedagem, domínio e plataforma estão todos integrados em uma única solução, e o processo de inicialização é simplificado. Ao invés de se estressar com os detalhes técnicos, você estará dentro de sua instalação WordPress aprimorada em questão de minutos.
Se você deseja aprender como começar a usar o Elementor Hosting para WordPress, siga estes passos:
Etapa 1: Acesse o site do Elementor Hosting
Inicie a configuração do seu Elementor Hosting aqui:
Embora esta opção permita que você use a hospedagem GCP, há algumas diferenças entre a oferta do Google e a do Elementor:
Primeiramente, trata-se de uma solução completa e integrada. Ao criar um site hospedado pelo Elementor, você obtém os seguintes benefícios:
- Hospedagem GCP integrada
- CDN Cloudflare*
- Certificado SSL Cloudflare*
- Ampla largura de banda, armazenamento e permissão mensal de visitantes
- Backups automatizados a cada 24 horas
- Backups manuais disponíveis*
- Pré-instalação e ativação do WordPress, recursos do Elementor Pro e do tema Hello*
- Subdomínio gratuito em elementor.cloud ou conexão gratuita a um domínio personalizado*
- support premium*
Os itens marcados com asterisco (*) são exclusivos da solução do Elementor. Estes recursos adicionais ajudarão a eliminar o atrito no processo de configuração do site, permitindo que você inicie rapidamente e concentre mais tempo e atenção na criação de websites.
Outro ponto digno de nota é que, com o Elementor Hosting, não há taxas ocultas ou variáveis. Não apenas esta é uma solução econômica, mas também trará maior previsibilidade e estabilidade para o seu negócio de design de sites.
Sinta-se à vontade para examinar a página de destino acima para obter mais informações sobre o Elementor Hosting. Quando estiver pronto, clique no botão “Ver Planos”.
Etapa 2: Adquira seu plano Elementor Hosting
A próxima tela exibirá o que está incluído em seu plano, juntamente com os custos associados. Revise-os (junto com a garantia de reembolso). Clique em “Comprar Agora” para iniciar:
Se esta for a sua primeira vez usando o Elementor, você terá que adicionar suas informações de conta junto com suas informações de pagamento.
Preencha os formulários, revise os detalhes e clique em “Pagar agora” quando terminar.
Etapa 3: Acesse o painel My Elementor para gerenciar sua assinatura e website
Após concluir sua compra, você será levado ao painel do My Elementor. É aqui que você gerenciará seus sites, assinaturas e equipes.
A primeira ação a ser tomada é acessar a aba Assinaturas:
Todas as suas assinaturas existentes do Elementor estarão aqui. Para efetuar alterações em sua assinatura do Elementor Hosting, clique no bloco correspondente. Você poderá então gerenciar os detalhes na página subsequente, incluindo a opção de renovação automática ou manual.
Em seguida, acesse a aba Websites:
Seu website WordPress pré-instalado estará aguardando por você no painel. Se você clicar nos três pontos verticais no lado direito do bloco, abrirá opções adicionais:
Provavelmente você não precisará fazer nada com essas opções agora. Apenas saiba que elas estão aqui se ou quando você quiser usá-las.
Etapa 4: Acesse o painel de controle do WordPress
Para acessar o seu painel do WordPress, passe o cursor sobre a imagem em miniatura na caixa, e você verá isto:
Clique em “Abrir painel do WP” para visitar o WordPress.
Antes de começar a construir seu site, acesse Usuários e atualize suas credenciais de login utilizando o gerador de senhas seguras do WordPress.
Etapa 5: Conecte seu domínio
Antes de terminar de projetar seu site e lançá-lo oficialmente, certifique-se de ter decidido um nome de domínio permanente.
Você pode utilizar o subdomínio gratuito elementor.cloud atribuído ao seu site durante o cadastro. Ou você pode conectar um domínio personalizado que seu cliente adquiriu para o site. Para associar seu site a um domínio personalizado, retorne ao My Elementor. Em seguida, siga estas etapas.
Conclusão
A hospedagem em nuvem para sites WordPress parece ser uma escolha óbvia. Velocidade, segurança, escalabilidade e confiabilidade — enquanto você pode ter que se preocupar com essas coisas com hospedagem compartilhada mais barata ou provedores não confiáveis, isso não será o caso com a hospedagem web do Google Cloud Platform.
Se você e seu cliente desejam aproveitar o GCP para hospedar seu site WordPress, há algumas opções a considerar. Você preferiria ir diretamente à Plataforma Google Cloud e configurar manualmente seu servidor e instalar o WordPress? Ou preferiria uma solução simplificada, porém repleta de recursos, como a Hospedagem Gerenciada do Elementor?
Tudo depende do nível de controle que você necessita e deseja sobre seu servidor e plano de hospedagem. Considere os prós e contras de cada opção e, em seguida, escolha o método de sua preferência.
Procurando por conteúdo novo?
Receba artigos e insights em nossa newsletter semanal.
Ao inserir seu email, você concorda em receber e-mails da Elementor, incluindo e-mails de marketing,
e concorda com nossos Termos e Condições e Política de Privacidade.