Índice
Se você já leu um post sobre como acelerar o WordPress, sabe que os plugins de cache são uma técnica fundamental para reduzir o tempo de carregamento das páginas do seu site.
Sites com muito conteúdo e conteúdo dinâmico (texto, imagens, vídeos, produtos) são especialmente vulneráveis a velocidades de carregamento lentas.
Sites como revistas, comércio eletrônico e até mesmo um site de fotógrafo carregarão mais lentamente se você não otimizá-los.
A verdade simples é que, se você quer acelerar os sites WordPress, um bom plugin de cache é uma ótima maneira de melhorar o desempenho do seu site e reduzir a carga no seu servidor.
Melhorar a velocidade de carregamento do seu site pode trazer benefícios claros e abrangentes, incluindo melhor classificação de SEO, experiência do usuário aprimorada e melhores conversões e, no mundo de hoje, eles são um plugin indispensável.
É por isso que reunimos os cinco melhores plugins de cache para WordPress para você.
Antes de começarmos, no entanto, vamos dar uma olhada no que os plugins de cache realmente fazem.
Índice
Como Funcionam os Plugins de Cache do WordPress?
Para o seu site carregar, há um processo de bastidores de carregamento de uma página que requer que informações (consultas) sejam enviadas para e do banco de dados.
Mais especificamente, há consultas enviadas em linguagem PHP para o banco de dados do site, depois as informações são recuperadas e geradas em uma página HTML que é então retornada ao site para exibição.
Este processo de múltiplas etapas exige muito processamento e, portanto, leva um tempo para que as informações carreguem corretamente no site.
Em um nível básico, “caching” é apenas a ideia de armazenar dados importantes em um local acessível para que possam ser servidos mais facilmente e rapidamente aos visitantes quando necessário.
É o processo de criar uma versão estática do seu conteúdo e elimina a necessidade de recuperar todas essas informações, melhorando o desempenho e a velocidade de carregamento.
Por Que Você Precisa de um Plugin de Cache para WordPress?
Um plugin de cache garante que o conteúdo da sua página web não afete sua velocidade e que você possa continuar adicionando informações para fornecer aos seus usuários o melhor conteúdo.
Existem muitos sites diferentes disponíveis, de vários tamanhos, com diferentes conteúdos e informações.
Alguns, como blogs e sites de revistas, dependem de texto, imagens e vídeos.
Esses elementos tornam a página web extremamente mais pesada, resultando em um tempo de carregamento mais longo.
Sites pesados em imagens (como o site de um fotógrafo, por exemplo), também levarão mais tempo para carregar devido à grande quantidade de informações.
O mesmo acontece com sites de comércio eletrônico, onde há muito conteúdo estático, mas também dinâmico (itens de compras), que tornam o site mais pesado, então por que não reduzir os tempos de carregamento de todo o conteúdo estático e garantir que seus usuários tenham uma melhor experiência?
Nota: o conteúdo dinâmico também pode ser armazenado em cache usando um cache de CDN em vez do servidor original, provavelmente distante, reduzindo assim o tempo de carregamento.
O cache, portanto, aumenta a velocidade de carregamento dos sites e, de acordo com o Google, “não importa o que, mais rápido é melhor e menos é mais”.
Nota: Usar plugins de cache não é o único método para aumentar a velocidade do seu site e deve ser feito em conjunto com outros métodos listados nestes ótimos artigos: Como Acelerar Seu Site WordPress — Parte 1 e Como Acelerar Seu Site WordPress — Parte 2
Agora que estabelecemos que você precisa de plugins de cache para melhor velocidade de carregamento, vamos entender por que você precisa de melhores tempos de carregamento.
Como o Tempo de Carregamento Afeta Seu Site?
Existem várias razões pelas quais ter melhores velocidades de carregamento é bom para o seu site.
SEO
Os tempos de carregamento afetam seu SEO.
De acordo com Yoast SEO:
- A velocidade do site é um fator de classificação
- Sites rápidos são mais fáceis de rastrear
- Sites de carregamento rápido têm taxas de conversão mais altas
- Reduz as taxas de rejeição
- Melhora a experiência geral do usuário (menos estresse!)
Sites mais rápidos, portanto, obtêm uma classificação favorável nos mecanismos de busca.
Certamente, não é o único fator que faz isso, mas se compararmos dois sites, com todas as informações e outros fatores sendo os mesmos, o site que carregou mais rápido obteria uma classificação melhor.
Além disso, Google confirmou que leva em consideração a velocidade da página.
Experiência do Usuário
Melhores velocidades de carregamento afetam a experiência do usuário, e não só isso, mas tempos de carregamento lentos terão um efeito negativo na reputação da marca.
Taxas de Rejeição
As taxas de rejeição representam a porcentagem de visitantes que entram em um site e depois saem antes de visualizar outras páginas no site.
De acordo com Google:
Até 3 segundos de tempo de carregamento aumentam a probabilidade de taxa de rejeição em 32%
Até 5 segundos de tempo de carregamento aumentam a probabilidade de taxa de rejeição em 90%
Até 6 segundos de tempo de carregamento aumentam a probabilidade de taxa de rejeição em 106%
Até 10 segundos de tempo de carregamento aumentam a probabilidade de taxa de rejeição em 123%
Isso indica que quanto mais tempo leva para o site carregar pela primeira vez, menos provável é que o usuário permaneça para olhar outras páginas no site, confirmando que a velocidade de carregamento de um site é um fator importante nessa decisão.
Navegação Móvel
Google mostra que leva cerca de 15 segundos para carregar um site no celular (muito mais tempo do que no desktop, onde as velocidades de carregamento podem ser de até 2 segundos).
Além disso, a mesma pesquisa mostra que, enquanto mais da metade do tráfego da web vem de dispositivos móveis, as taxas de conversão móvel são menores do que no desktop, deixando claro que “velocidade é igual a receita”.
Taxas de Conversão
Se considerarmos todos esses fatores, descobriremos que melhores velocidades de carregamento do site resultam em melhores taxas de conversão.
- Páginas que carregaram em 2,4 segundos tiveram uma taxa de conversão de 1,9%
- Em 3,3 segundos, a taxa de conversão foi de 1,5%
- Em 4,2 segundos, a taxa de conversão foi inferior a 1%
- Em 5,7+ segundos, a taxa de conversão foi de 0,6%
Claramente, quanto mais tempo leva para um site carregar, menos provável é que o usuário faça uma compra.
Então, agora que estabelecemos que um plugin de cache pode melhorar as velocidades de carregamento e, assim, melhorar o desempenho do site, SEO, experiência do usuário e taxas de conversão, vamos dar uma olhada nos melhores plugins de cache para WordPress.
Os 5 Melhores Plugins de Cache para WordPress
Agora que você sabe o que esses plugins estão fazendo, vamos explorar os melhores plugins de cache para acelerar seus sites.
Além de compartilhar os recursos de cada plugin, também faremos um teste de velocidade rápido para cada plugin usando WebPageTest e compartilharemos os resultados no final.
1. W3 Total Cache
W3 Total Cache não é compatível com sites hospedados no Elementor.
Ativo em mais de um milhão de sites, W3 Total Cache é um dos plugins de cache mais populares no WordPress.org.
Em termos de profundidade de funcionalidade, W3 Total Cache tem mais opções do que qualquer plugin de cache nesta lista.
Além do cache de página, ele também suporta:
- Minificação
- Cache de opcode
- Cache de banco de dados
- Cache de objeto
- Cache de navegador
- Integração com CDN (por exemplo, servir arquivos estáticos do seu CDN em vez do seu servidor WordPress)
- Cache de fragmentos
Isso é uma faca de dois gumes, no entanto, porque além de ter a maior funcionalidade, W3 Total Cache também é o mais complicado de configurar… de longe.
Veja todas essas opções à esquerda?
Cada opção de menu tem sua própria área de configurações detalhadas, e passar por tudo pode definitivamente parecer um pouco avassalador:
Então, se você quer toda essa flexibilidade, W3 Total Cache é uma ótima opção.
Você terá muito controle sobre exatamente como o cache funciona no seu site WordPress.
Mas se você não tem certeza do que cache de objeto e cache de banco de dados significam, pode ser mais feliz escolhendo um plugin diferente nesta lista, pois outras opções oferecem um processo de configuração muito mais simples e ainda podem fazer seu site carregar rapidamente.
Aqui está como o W3 Total Cache se saiu usando apenas cache de página:
2. WP Fastest Cache
WP Fastest Cache é outra opção popular com uma interface muito mais simples do que W3 Total Cache.
Embora também falte as configurações avançadas do W3 Total Cache, ele ainda oferece opções que vão além do cache de página, com support para:
- Minificação e concatenação
- Compressão GZIP
- Cache do Navegador
- Pré-carregamento de cache – normalmente, seu site só “constrói” a versão em cache de uma página após uma pessoa visitar a página pela primeira vez.
O pré-carregamento permite criar o cache sem esperar por uma visita.
Para começar, tudo o que você precisa fazer é marcar as caixas para os recursos que deseja usar.
As guias Excluir Cache e Excluir também permitem limpar seu cache ou excluir conteúdo de ser armazenado em cache:
Veja como o WP Fastest Cache se saiu com apenas o cache de página ativo:
3. WP Rocket
WP Rocket é o único plugin de cache nesta lista que não tem uma versão gratuita no WordPress.org, mas compensa isso com uma interface muito amigável e um pacote conveniente de recursos.
Assim que você instala e ativa o plugin, o WP Rocket ativa automaticamente a funcionalidade de cache de página:
Então, você também pode configurar outras funcionalidades, incluindo:
- Pré-carregamento de cache (dois métodos diferentes)
- Cache do Navegador
- Compressão GZIP
- Otimização de banco de dados
- Minificação e concatenação
- Adiar carregamento de JavaScript
- Pré-busca de DNS
- Carregamento lento
Você precisa pagar para obter um bom plugin de cache?
Não, definitivamente não.
Mas o WP Rocket é mais conveniente do que tentar fazer tudo sozinho?
Sim, a maioria das pessoas concordaria com isso.
Então, se você está disposto a pagar pela conveniência/facilidade de uso, é uma ótima opção.
O WP Rocket começa em $49 para uso em um único site.
Veja como o WP Rocket se saiu no WebPageTest:
4. WP Super Cache
WP Super Cache é o plugin de cache mais popular no WordPress.org.
Ele também vem da Automattic, a mesma equipe por trás do WordPress.com e do Jetpack.
O grande benefício do WP Super Cache é a simplicidade.
Se você quiser, pode simplesmente ativar a funcionalidade de cache e pronto:
No entanto, você também tem a opção de configurar algumas configurações mais avançadas, embora a funcionalidade não seja tão profunda quanto qualquer um dos três plugins anteriores.
Você pode:
- Excluir conteúdo específico de ser armazenado em cache
- Integrar com um CDN
- Ativar a funcionalidade de pré-carregamento de cache
- Adicionar cache de navegador
- Configurar outras configurações menores:
Veja como o WP Super Cache se saiu no WebPageTest com as configurações padrão:
Cache Enabler é um plugin de cache de página super simples dos pessoal da KeyCDN, um serviço de CDN popular.
Assim como o WP Super Cache, a grande vantagem deste plugin é o quão simples ele é.
Você literalmente só precisa:
- Definir a expiração do cache
- Escolher quando limpar o cache automaticamente (por exemplo, você pode limpar o cache automaticamente quando atualizar uma postagem)
- Escolher qual conteúdo excluir de ser armazenado em cache
Embora o Cache Enabler seja simples, isso não significa que ele não funcione bem.
Realizando muitos testes ao longo dos anos, sempre encontrei o Cache Enabler desempenhando perto do topo do grupo.
Para melhores resultados, combine o Cache Enabler com o plugin Autoptimize.
Os dois funcionam bem juntos e o Autoptimize pode cuidar da minificação e concatenação para você, o que é outra dica útil de otimização de desempenho.
Veja como o Cache Enabler se saiu no WebPageTest:
Recapitulação: Melhores Plugins de Cache para WordPress
Para recapitular esses plugins, vamos dar uma olhada em todos os dados do WebPageTest:
Nenhum Plugin de Cache
2.742 s
W3 Total Cache
2.413 s
WP Fastest Cache
2.310 s
WP Rocket
2.355 s
WP Super Cache
2.439 s
Cache Enabler
2.359 s
O WP Fastest Cache foi de fato o mais rápido, e o WP Rocket e o Cache Enabler ficaram empatados em segundo lugar (embora as diferenças não sejam enormes).
Além dos tempos de carregamento de página, você também tem o fator de usabilidade.
Em termos de simplicidade e facilidade de uso, eles seguem aproximadamente esta ordem, com a opção mais simples primeiro:
- WP Rocket
- Cache Enabler
- WP Super Cache
- WP Fastest Cache
- W3 Total Cache
A diferença entre WP Rocket e WP Fastest Cache é muito menor do que a diferença entre WP Fastest Cache e W3 Total Cache.
Finalmente, lembre-se de que um bom plugin de cache não é um curativo para outros problemas de desempenho.
Embora o cache inteligente desempenhe um papel importante em acelerar seu site WordPress, não é um passe livre para ignorar todas as outras partes de acelerar um site WordPress.
Você tem alguma dúvida sobre a melhor maneira de usar um plugin de cache ou como o cache funciona com o conteúdo do Elementor?
Pergunte nos comentários!
Procurando por conteúdo novo?
Receba artigos e insights em nossa newsletter semanal.
Ao inserir seu email, você concorda em receber e-mails da Elementor, incluindo e-mails de marketing,
e concorda com nossos Termos e Condições e Política de Privacidade.