Índice
O marketing de conteúdo apresenta-se em diversas formas e dimensões e, infelizmente, a expressão marketing de conteúdo em si é uma combinação das duas palavras mais ubíquas no âmbito digital. O conteúdo está onipresente, assim como o marketing. Não obstante, o marketing de conteúdo ainda é três vezes mais eficaz em termos de custo na geração de leads do que a busca paga. Trata-se da transição natural de pagar pela atenção de alguém para atrair organicamente o seu público.
E não, o marketing de conteúdo não é apenas uma estratégia de SEO. Embora dominar os resultados de busca seja, sem dúvida, um canal de marketing lucrativo, o marketing de conteúdo abrange desde revistas até séries de vídeos e podcasts.
Se está lendo isto, provavelmente é um profissional de marketing em busca de inspiração para ideias inovadoras para 2025. A boa notícia é que todos estes canais já foram explorados anteriormente. Não existe um meio mágico onde se possa investir milhares de reais para gerar leads a baixo custo. Se alguém lhe vendeu esse sonho, é altamente provável que fique extremamente desapontado.
O que gostaria de enfatizar aqui é como obter êxito em cada meio individual, entretendo, inspirando, educando, conectando e encantando seu público. Aqui estão campanhas de marketing de conteúdo que indubitavelmente o inspirarão neste ano e nos vindouros.
Vamos começar.
Crie uma Estratégia de Marketing de Conteúdo: O Guia Completo
Robinhood Bites: Newsletter por E-mail Feita Corretamente
A avaliação de $75 milhões da Morning Brew alterou permanentemente a percepção da internet sobre newsletters. Em um mundo onde o tráfego orgânico nas plataformas de mídias sociais está próximo de zero, o email tornou-se o único canal onde se pode verdadeiramente possuir seu público. A newsletter diária da Morning Brew tomou o mundo do marketing de assalto. Robinhood Bites é uma newsletter que resultou no renascimento do email.
Robinhood Bites é uma newsletter diária da plataforma de negociação de ações que fornece notícias financeiras rápidas e digeríveis, cuja leitura leva apenas alguns minutos. A newsletter é um exemplo perfeito de como menos pode ser mais: decompondo projetos complexos de maneira assimilável. Nem todos desejam ler uma publicação de blog de 10.000 palavras, especialmente investidores cotidianos que buscam aprimorar sua expertise financeira.
Escola de Design da Canva que Democratiza a Educação
A escola de design gratuita da Canva promove sua missão de “capacitar todos no mundo a desenhar qualquer coisa e publicar em qualquer lugar.” A ferramenta de design da Canva revolucionou o design, tornando fácil para qualquer pessoa criar designs bonitos sem software complexo e dispendioso. A Canva está democratizando a educação em design, que costumava ser um jardim murado acessível apenas a poucos.
A escola de design da Canva é uma série de vídeos gratuitos que ensina os elementos de design para qualquer pessoa utilizar. A genialidade está na excelente integração da Canva no processo de design. Embora tenham tutoriais específicos do produto sobre como desenhar na Canva, as ferramentas de design são apresentadas de forma integrada ao longo do curso.
A Conta TikTok Descontrolada do DuoLingo
Embora a conta não censurada do Twitter da Wendy’s ainda reine como a rainha das mídias sociais, a conta do TikTok da DuoLingo está lhes oferecendo uma acirrada competição. Toda marca almeja ser como a Wendy’s, e muitas resultaram em trocas de marca constrangedoras como esta:
A cada nova geração, o medidor de detecção de estratégias de marketing inadequadas torna-se progressivamente mais sensível, e a execução de ser uma marca ‘autêntica’ torna-se cada dia mais desafiadora. Qualquer entidade pode divulgar seus novos produtos, mas poucas conseguem alcançar viralidade sendo tão insípidas.
A conta descontrolada da DuoLingo no TikTok assumiu um risco substancial que foi aceito pela comunidade do TikTok. Seu mascote, a coruja, é descrito como uma ‘ameaça’, e corajosamente se aproxima do limite de ser autenticamente (à falta de um termo mais adequado) impiedoso. Para os leitores mais maduros, a definição do Urban Dictionary é alguém que não se preocupa com as consequências de suas ações.
As tendências do Google da DuoLingo são evidência de que seu conteúdo está sendo eficaz
Sua conta no TikTok agora não apenas incorpora memes, mas se comunica de uma maneira que ressoa com a geração mais jovem do TikTok. Sua estratégia de vídeo pode parecer despretensiosa para os espectadores, mas nos bastidores é resultado de excelente monitoramento social, assunção de riscos e rigorosos testes A/B.
A DuoLingo não apenas produz vídeos hilários, mas também comenta em vídeos virais. Eles também nunca hesitam em criticar outras marcas que administram contas no TikTok de maneira inadequada. Com mais de 1,9 milhão de seguidores até o momento, e gerenciada por um indivíduo de 23 anos recém-formado na faculdade, o conteúdo da DuoLingo no TikTok é um excelente exemplo de como atrair seu público oferecendo conteúdo que ressoa com todos.
Spotify Wrapped: Tão Compartilhável Que Você Ficará Saturado
A cada dezembro, é altamente provável que seus feeds de mídia social tenham sido inundados com postagens do Spotify Wrapped. Todos desejavam que você soubesse quão únicos eram seus gostos musicais e como eles estavam entre os 3% principais de ouvintes de seus artistas favoritos. Caso não tenha visto antes, o Spotify utiliza os dados dos ouvintes para criar gráficos, tabelas e infográficos compartilháveis sobre seu comportamento de escuta.
A campanha baseada em dados teve início em 2017 e tornou-se uma entidade formidável por si só. Surpreendentemente, na era atual em que a privacidade de dados tornou-se uma questão cada vez mais relevante para os consumidores, o Spotify Wrapped é um excelente exemplo de como as marcas podem aproveitar os dados para aprimorar a experiência do usuário.
O conteúdo é tão bem-sucedido por três razões principais. Primeiramente, os elementos visuais são deslumbrantes. A apresentação em slides é realizada de maneira brilhante, com mensagens humorísticas que culminam em seu resumo personalizado e único.
Em segundo lugar, proporciona valor social. As pessoas desejam demonstrar sua singularidade ou, alternativamente, buscar outros com preferências musicais similares às suas.
Por fim, é extremamente compartilhável. Cada slide é exportado perfeitamente para todas as plataformas de mídia social. Também facilita a interação dos fãs mais dedicados com seus artistas favoritos através das mídias sociais.
Coinbase Earn Se Posiciona Como Líder no Mercado de Criptomoedas
A Coinbase, a plataforma de troca de criptomoedas avaliada em $86 bilhões quando entrou na Bolsa de Valores de Nova York, adota uma abordagem singular para o marketing de conteúdo. Tudo relacionado à Web3 é complexo — desde pessoas pagando milhões de dólares para adquirir NFTs de macacos até observar milionários de 15 anos que investiram em uma moeda baseada em um meme.
A Coinbase respondeu ao ceticismo em torno das criptomoedas fornecendo recursos educacionais para instruir todos sobre a Web3. O Coinbase Learn oferece guias educativos, tutoriais e publicações em blog que os posicionam como líderes de mercado.
No entanto, o programa Coinbase Earn é singular. Trata-se de uma série de cursos em vídeo sobre diversas moedas no mercado. O programa educacional gratuito recompensa os usuários cada vez que eles concluem um vídeo sobre uma criptomoeda específica, após completarem um breve questionário. A criptomoeda é, evidentemente, recompensada através de seu aplicativo.
O benefício evidente é a geração de leads, pois é uma excelente maneira de aumentar o número de usuários em escala. Por outro lado, eles podem colaborar estreitamente com novas moedas para melhorar sua visibilidade e, em contrapartida, a Coinbase pode obter uma comissão por cada criptomoeda que apresentam. A longo prazo, tanto o Coinbase Earn quanto o Learn os posicionam de maneira brilhante como líderes de mercado confiáveis no espaço das criptomoedas.
Patagonia: Histórias Que Inspiram Todos os Dedicados à Vida Selvagem
A posição única da Patagonia como empresa ativista é concretizada em suas campanhas de conteúdo. Eles apresentam “histórias” em seu website, uma estratégia focada em editoriais que inspira outros a adotar um estilo de vida consciente em relação à vida selvagem. Eles escrevem sobre diversos temas, desde seus esforços de conservação, seu boicote a anúncios no Facebook, até histórias cativantes sobre encontros emocionantes de pessoas com a vida selvagem.
Por exemplo, seu artigo “Valeu a Pena?” narra em primeira pessoa o relato fascinante de um aventureiro sobre seus encontros quase fatais com ursos pardos e como fontes termais o salvaram da hipotermia. Esta abordagem jornalística é singularmente diferente de uma estratégia tradicional centrada em SEO, focando na construção de relacionamentos autênticos com seus clientes através do compartilhamento de histórias poderosas que inspiram outros a viver uma vida aventureira.
H&M Magazine: Um Mundo de Inspiração
A H&M criou uma revista de estilo de vida que aborda os três pilares fundamentais de seus valores organizacionais: moda, beleza e cultura. Cada peça serve a um propósito único que ressoa com os amantes da moda; desde guias de presentes da H&M, entrevistas com modelos, inspiração de design, até lookbooks que exibem todos os seus estilos mais recentes.
H&M e Patagonia adotam abordagens similares com duas execuções distintas, adaptadas ao seu público-alvo. A marca da revista H&M oferece artigos reflexivos que expandem as ideias, inspiração e conhecimento em torno de seus produtos. Também proporciona uma visão mais profunda de seus lançamentos de produtos exclusivos e o conceito por trás de cada campanha sazonal. Isso ajuda a atribuir mais significado aos seus produtos e a construir uma conexão mais profunda com seus clientes mais fiéis.
Como Você Aproveitará o Conteúdo em 2025?
Em um mundo repleto de incertezas, uma coisa é certa: todos estão consumindo mais conteúdo do que jamais consumiram antes. Então, a questão é: como você criará conteúdo que se destaque em 2025? Você será a próxima estrela do TikTok? Você iniciará uma revista? Se você não sabe por onde começar, leia nosso guia sobre estratégia de marketing de conteúdo para ajudá-lo a construir um programa de marketing de conteúdo que faça mais sentido para você.
Procurando por conteúdo novo?
Receba artigos e insights em nossa newsletter semanal.
Ao inserir seu email, você concorda em receber e-mails da Elementor, incluindo e-mails de marketing,
e concorda com nossos Termos e Condições e Política de Privacidade.